Aeronave de Asas Fixas


Os aviões geralmente chamam a atenção das pessoas pelas suas luzes, principalmente à noite.
Algumas fixas, outras piscando continuamente. Na verdade, cada luz que vemos nas aeronaves
tem uma finalidade específica, o local onde está instalada, sua cor, a intensidade de luz que
emite, obedece a padrões preestabelecidos em normas internacionais.
As luzes na aviação se dividem em dois sistemas: sistema de iluminação interna e sistema de
iluminação externa. Neste artigo nós falaremos a respeito das luzes externas, dando maior ênfase
às luzes anticolisão e navegação.


Farol de táxi, faróis de aterragem, luzes de navegação (ou posição) e luzes anticolisão, são os
principais conjuntos que compõe o sistema de iluminação externa das aeronaves. Há outros que
podem variar de acordo com o modelo e o emprego a que se destina a aeronave. Dentre estes,
podemos citar as luzes de inspeção do trem de pouso, que possibilita ao piloto em vôo confirmar
visualmente se o trem está baixado e luzes de formação, utilizadas, por exemplo, nos Tucanos da
esquadrilha da fumaça, para facilitar o vôo em ala à noite.
Não é, porém, somente à noite que as luzes das aeronaves são utilizadas. Os faróis de pouso
mesmo durante o dia devem ser acesos nos procedimentos de pouso e decolagem e as luzes
anticolisão devem estar ligadas sempre que a aeronave estiver em operação, mesmo que seja um
giro de manutenção no pátio de estacionamento.
Os primeiros ultraleves, de vinte anos atrás, eram constituídos somente de motor e célula;
pouquíssimos possuíam algum instrumento ou sistema de comunicação e segurança. Porém, a
quantidade de aeronaves desta categoria tem aumentado muito e há clubes que nos finais de
semana têm seu tráfego aéreo congestionado. Estes pequenos aviões vêm deixando de voar
somente sobre o aeródromo, passando a vôos mais distantes. Tornou-se obrigatório em algumas
regiões a utilização de rádio VHF, transponder e há ultraleves efetuando pousos e decolagens até
mesmo em aeroportos controlados, de tráfego intenso.
As luzes externas para esta categoria de aviação, portanto, tornou-se um fator de vital
importância.

Com o surgimento de fabricantes nacionais, com produtos de alto padrão e qualidade compatível
com os importados, os fabricantes de aeronaves experimentais e ultraleves passaram a incorporar
nos seus aviões os sistemas de luzes, como item de série e não como um simples acessório.
LUZES DE NAVEGAÇÃO e ANTICOLISÃO

a) Luzes de navegação: têm o objetivo de indicar a trajetória relativa da aeronave em relação aos
observadores. Essas luzes serão vermelhas na ponta da semi-asa esquerda, verde na ponta da
semi-asa direita e branca na parte traseira inferior da aeronave, como mostra a fig. 1. As luzes de
navegação deverão ser exibidas à noite ou em qualquer outro período que se julgar necessário.
A lente da luz de navegação direita geralmente é de cor azul. Isto ocorre porque a lâmpada
incandescente (de filamento), usada nesse sistema, emite luz de cor amarela, que, misturando-se
com o azul da lente, torna-se verde.


b) Luzes anticolisão: têm o objetivo de chamar a atenção para a aeronave. Essas luzes são
brancas ou vermelhas, de funcionamento intermitente ou em relâmpagos, localizadas
normalmente nas pontas da asa e no topo da deriva. Podem, também, ser fixadas na parte
superior ou inferior da fuselagem. As luzes anticolisão devem ser exibidas sempre que a aeronave
estiver em operação, independente do período do dia (diurno ou noturno). Entende-se que uma
aeronave está em operação, quando em vôo, efetuando táxi, efetuando giro de manutenção no
solo ou mesmo sendo rebocada.


DESCRIÇÃO DAS LUZES DE NAVEGAÇÃO E ANTICOLISÃO

Luzes de navegação:

As lanternas de luzes de navegação são dotadas de lâmpadas de filamento, as quais, quando
ligadas, mantêm um fluxo constante de luminosidade.
Lanterna na cor vermelha, asa esquerda.
Lanterna na cor verde, asa direita.
Lanterna na cor branca, cauda.
Luzes anticolisão:
As lanternas de luzes anticolisão brancas ou vermelhas são divididas em duas classes:
a) Lâmpadas de gás xenônio ou krypton. Emitem flashes de alta intensidade, produzidos por
descarga capacitiva.
b)Lâmpadas halógenas (de filamento). Acendem de forma intermitente ou ficam em rotação
(beacon rotating).


Para as pontas da asa são aplicadas as lâmpadas de gás xenônio brancas, também pode-se
aplicar uma terceira lâmpada de xenônio na cauda da aeronave, junto à de navegação, com lente
transparente (luz branca).
No topo da deriva ou na parte superior ou inferior da fuselagem, aplicam-se as vermelhas
intermitentes, com lâmpadas halógenas ou de gás xenônio.


Fontes:

http://www.eletroleve.com.br
RBAC 154 - Anac

**************em pesquisa para conclusão tanto para aeronaves de asas fixas como asas rotativas e também iluminação de aerodromos.************************