O Gripen (em português, Grifo, nome de uma criatura da mitologia grega cuja imagem está presente no logotipo da Saab). É um avião caça com tecnologia avançada que combina uma agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas, é um caça relativamente pequeno. Sua tecnologia interna como radares e avionics não dependem diretamente de sua tecnologia aerodinâmica.
O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores canard (essas asa da frente que dão direção para manobrar)e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire(sistema eletrônico que ajuda na navegação e pilotagem).
Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O JAS 39 Gripen alcança até 2.126 km/h.
Gripen NG e o Sea Gripen
O demonstrador de tecnologia de dois assentos foi construído e apresentado em 23 de abril de 2008. Ele tem maior capacidade de combustível, um motor mais potente, maior capacidade de carga, promovido melhorias aviônicas entre outras. O novo avião também é referido como o "Gripen Demo". O novo Gripen NG (Nova Geração) terá muitas peças novas e será propulsionado pelo turbofan Volvo Aero RM12, a versão sueca do motor GE F414-400 do F/A-18E/F. O novo motor irá produzir 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior - 98 kN (kilo newton)(22.000 lbf) de empuxo - permitindo uma velocidade de super cruzeiro de Mach 1,2 com mísseis ar-ar e ar-terra. Comparado com o Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumentou de 14.000 para 16.000 kg (lb 30,900-35,300) com um aumento do peso vazio de 200 kg (lb 440). Devido ao trem de pouso principal terem sido realocados, a capacidade interna de combustível aumentou 40%, o que aumentará o alcance para 4,070 km (2.200 milhas náuticas). A nova configuração de chassi também permite a adição de dois cabides de armas na fuselagem. Seu radar AESA Ericsson PS-05/A acrescentou uma antena nova para testes de voo com início em meados de 2009. O Gripen Demo teve seu vôo inaugural realizado em 27 de maio de 2008. O vôo de teste durou cerca de 30 minutos e atingiu uma altitude máxima de cerca de 6.400 metros (21.000 pés). [18] Em 21 de Janeiro de 2009, o Gripen Demo voou sem pós-combustão Mach 1,2 para testar a sua capacidade desuper cruzeiro. A Saab fez estudos sobre a versão naval baseada em porta-aviões na década de 1990. Em 2009, lançou o projeto Sea Gripen em resposta ao pedido da Índia para obter informações sobre um avião naval. O Brasil tem uma potencial necessidade para desenvolver esta aeronave.
O Gripen NG concorre na licitação da Força Aérea Brasileira no projeto FX2. Em 5 de Janeiro de 2010, foi noticiado na imprensa que o relatório final de avaliação pela Força Aérea Brasileira colocou o JAS-39 Gripen à frente dos outros dois candidatos. O fator decisivo foi, aparentemente, o custo global dos novos caças, tanto em termos de custo unitário, e custos de operação e manutenção.
Tudo é muito bonito, mas não podemos esquecer dos valores envolvidos neste negócio.
Projeto FX2
Esta em construção, o conteúdo será melhorado.
abraços
CN