Shotokan é um estilo de karate , desenvolvido a partir de várias artes marciais por Gichin Funakoshi (1868-1957) e seu filho Gigo (Yoshitaka) Funakoshi (1906-1945). Gichin nasceu em Okinawa e é creditado com a popularização do karate por meio de uma série de manifestações públicas, e promovendo o desenvolvimento de clubes de Karate universitários, incluindo os de Keio , Waseda , Hitotsubashi (Shodai) , Takushoku , Chuo , Gakushuin , e Hosei .

Funakoshi teve muitos alunos nos clubes universitários e dojos fora, que continuaram a ensinar karate depois de sua morte em 1957. No entanto, desentendimentos internos (em particular a noção que a concorrência é contrária à essência do karatê) levou à criação de organizações diferentes, incluindo uma separação inicial entre a Associação Japonesa de Karatê (dirigido por Masatoshi Nakayama ) e do Shotokai (dirigido por Motonobu Hironishi e Shigeru Egami ), seguido por muitos outros, de modo que hoje não existe um "único Shotokan escola", embora todas elas apresentam a influência Funakoshi.

A formação Shotokan é normalmente dividido em três partes: Kihon (fundamentos), Kata (formas ou padrões de movimentos) e kumite (luta).
Técnicas de kihon e kata é caracterizada por profundas, as posições longas que proporcionam estabilidade, permite movimentos poderosos, e fortalecer os musculos das pernas. Shotokan é frequentemente considerado como um " duro e o extremo leque da arte marcial ",para desenvolver fortes técnicas básicas e posturas. O nível de ensinamento é representado por faixas coloridas. Inicialmente, força e poder são demonstrados em movimentos lentos, fluindo energia e controle.

Sua Filosofia, basea-se em princípios que remetem às noções de humildade, respeito, compaixão, paciência para o interior e o exterior refletindo a paz e tranquilidade.

Cada faixa (branca/amarela/...)corresponde a um determinado Kata, quanto maior a graduação, mais complexo o Kata.

As principais bases do estilo Shotokan são: HEIKO-DACHI, KAKE-DACHI, KIBA-DACHI, KOKUTSU-DACHI, TSURUACHI-DACHI, MUSUBI-DACHI, NEKOASHI-DACHI, SANCHI-DACHI, SHIKO-DACHI, UCHINACHIJI-DACHI E ZENKUTSU-DACHI. Sendo que as bases fundamentais, presentes na maioria dos katas são: Zenkutsu-dachi, Kokutso-dachi e Kiba-dachi.

IMCOMPETO, CONTINUOOOOO;;;;;;