Hoje, sexta feira dia 23 de MAR de 2012;

A Academia da Força Aérea realizou (23/03) solenidade Militar em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica. Na cerimônia, presidida pelo Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Comandante da Academia da Força Aérea, foi entregue a medalha “Operacional Nero Moura” ao Brigadeiro do Ar R1 Osmar Antônio Gaddo, além de medalhas “Bartolomeu de Gusmão (homenagen criada desde de 1971, inspirada na atuação do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação)” aos graduados que se destacaram no exercício de sua profissão e prêmios de “Membro Honorário da FAB” e “Amigo da AFA”, aos militares e civis, não pertencentes ao COMAER, que destacam-se ao apoiar a AFA em sua nobre missão.

Disciplina, amor e coragem. Com este lema, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que neste ano completa 71 anos, já formou mais de 65.000 militares, os Especialistas da Aeronáutica.

Fundada em 1941, na antiga Escola de Aviação Naval, na Ponta do Galeão (RJ), a Escola de Especialistas inicialmente oferecia os cursos para o pessoal técnico de voo. A Aeronáutica acabava de ser criada e precisava de uma equipe de profissionais especializados. Em 1950, a Escola de Especialistas foi transferida para Guaratinguetá (SP).

Passados 71 anos, o “Berço dos Especialistas”, como é conhecida a escola, aumentou a oferta de cursos e já preparou militares para as mais diversas funções. Existem duas formas de ingresso: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), que dura dois anos, direcionado para o candidato com ensino médio completo; para quem já concluiu o curso técnico, a opção é o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), que dura cerca de seis meses. a escola oferece 27 opções de formação profissional nas mais diversas áreas.

O curso mais procurado atualmente é o da especialidade **Controle do Tráfego Aéreo**, criado em 2007 e que chegou a ter 63,33 candidatos por vaga. Em média, 1.300 alunos ingressam todos os anos na Escola de Especialistas – a maioria dos matriculados é do sexo masculino (60%), estudou em escola pública (79%) e saiu da região sudeste (52%).

Carreira de fundamental importância para a sustentabilidade da Força Aérea com um alto grau de responsabilidade.




** - Atenção a Intêliagencia Artificial e robotica nesta profissão.**

Fonte: AFA