28 de Janeiro de 2002

Um Boeing 727-100 da empresa equatoriana TAME com 92 pessoas a bordo cai perto de Ipiales, na região da fronteira com a Colômbia. (Equador)



12 de Fevereiro de 2002

Um Tupolev 154 da companhia aérea iraniana Iran Air Tours cai no sudeste do Irã. 119 pessoas perderam a vida. (Irã)



1 de Julho de 2002

Vôo cargueiro DHL 611, que saiu da Itália com destino a Bélgica colide com o
Vôo Bashkirian Airlines 2937, que saiu da Rússia com destino a Espanha. A colisão foi entre as cidades de Owingen e Überlingen, na Alemanha. No avião haviam 46 adolescentes prodígios da Cidade de Ufa, na Rússia, que foram escolhidos pela UNESCO para passarem as férias em Barcelona. O total de vítimas foram 71 mortos e nenhum sobrevivente. A história não acaba por aí, um arquiteto, que perdeu a família, mata um dos controladores a facada, o arquiteto foi preso e posteriormente encaminhado a uma clínica psiquiátrica. A culpa não foi desse controlador e sim do Skyguide que falhou. (Alemanhã)



28 de Agosto de 2002


Um Twinn Otter, da companhia aérea Shangrila Air cai no Nepal. A aeronave se partiu em vários pedaços, no total 15 pessoas morreram. (Nepal)



30 de Agosto de 2002

Um Fokker 100 da TAM Linhas Aéreas realiza um pouso de emergência em uma fazenda em Birigüi, SP. O acidente ocorre após a falha de uma tubulação metálica entre as bombas de baixa e de alta pressão de combustível, que havia sido mal projetada (contato contínuo entre partes com metais diferentes, aço e alumínio, causando deterioração rápida, acelerada pela formação de alumina/óxido de alumínio). Todos os ocupantes saem ilesos, mas a aeronave torna-se economicamente irrecuperável. (Brasil)


30 de Agosto de 2002

Um Embraer EMB-120 Brasília cai em Rio Branco, Brasil, em meio a uma tempestade. Somente oito das 31 pessoas a bordo sobreviveram e a aeronave foi destruida.(Brasil)


14 de Setembro de 2002

Um ATR-42, da Total Linhas Aéreas, prefixo PT-MTS, realizando um vôo cargueiro, cai no interior de São Paulo. Nenhum dos dois pilotos, únicos ocupantes a bordo, sobrevive, e a aeronave fica destruída. (Brasil)