Apocalypse Now - 1979  200px-10



Apocalypse Now é um filme americano de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola , baseado no livro Heart of Darkness de Joseph Conrad e estrelado por Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen. Apocalypse Now foi indicado para sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Francis Ford Coppola) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall) e foi premiado nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Som.
Origem: Estados Unidos
1979 • cor • 153 min
Direção: Francis Ford Coppola
Produção: Francis Ford Coppola
Roteiro: John Milius, Francis Ford Coppola, Baseado em Joseph Conrad
]Elenco: Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Frederic Forrest, Sam Bottoms, Laurence Fishburne, Albert Hall, Dennis Hopper
Género:Guerra, Drama
Idioma nativo: Inglês /Francês/ Vietnamita Khmer
Lançamento: USA -15 de agosto de 1979 , BRA 26 de outubro de 1979
Orçamento: US$ 31 milhões 1
Receita: US$ 83.471.511 1



Sinopse

Em plena Guerra do Vietnam, por volta de 1969, um alto comando do exército americano designa o Capitão Benjamin L. Willard (Martin Sheen) para procurar e matar o Coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando), que havia supostamente enlouquecido e estava lutando a guerra à sua própria maneira com um grupo de combatentes nas selvas do Camboja.
Subindo o rio num barco de patrulha e escoltado por quatro soldados, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra. À medida que se aproxima do destino e examina os documentos a respeito do coronel, seus pensamentos acerca deste e de sua missão vão se tornando cada vez mais confusos.
O filme tem duas versões. A segunda, feita em 2001, chama-se "Apocalypse Now Redux" e tem 210 minutos, 60 minutos a mais de cenas adicionais. Esta versão foi reeditada pelo próprio Francis Ford Coppola.
Existem bons motivos para assitir este filme com atenção. O primeiro deles é o delirante e metafórico roteiro. Adaptado do romance de Joseph Conrad pelo próprio Coppola em parceria com John Milius, a história vai ganhando fôlego a cada seqüência. O segundo bom motivo para enlouquecer com o filme é o encontro entre o Capitão Willard e Tenente-Coronel Kilgore (Robert Duvall). Kilgone é louco, lidera um ataque com seu esquadrão de helicópteros ao som da Cavalgada das Valquírias, de Wagner, e comanda um campeonato de surfe mesmo com os inimigos atirando sem parar!!!






Principais prêmios e nomeações
*Oscar 1980 (EUA)

* Ganhou nas categorias de Melhor fotografia (Vittorio Storaro) e Melhor som (Walter Murch, Mark Berger, Richard Beggs e Nathan Boxer).
* Nomeado nas categorias de Melhor direção de arte, Melhor filme - drama, Melhor actor coadjuvante/secundário (Robert Duvall), Melhor realizador/diretor (Francis Ford Coppola) e Melhor edição (Lisa Fruchtman, Gerald B. Greenberg, Richard Marks e Walter Murch)
* Festival de Cannes 1979 (França)

* Recebeu a Palma de Ouro e o Prêmio FIPRESCI.
* Globo de Ouro 1980 (EUA)

* Ganhou nas categorias de Melhor realizador/diretor (Francis Ford Coppola), Melhor actor coadjuvante/secundário (Robert Duvall), Melhor argumento original (Carmine Coppola e Francis Ford Coppola)
* Academia Japonesa de Cinema 1981 (Japão)

* Indicado na categoria de "Melhor filme estrangeiro".
* BAFTA 1980 (Reino Unido)

* Venceu nas categorias de "Melhor direção" e "Melhor ator coadjuvante/secundário" (Robert Duvall).
* Indicado nas categorias de "Melhor ator" (Martin Sheen), "Melhor fotografia", "Melhor edição", "Melhor filme", "Melhor desenho de produção" e "Melhor trilha sonora".
* Indicado ao "Prêmio Anthony Asquith" para "Música de filme".
* Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2002 (Brasil)

* Indicado na categoria de "Melhor filme estrangeiro".
* Prêmio César 1980 (França)

* Indicado na categoria de "Melhor filme estrangeiro".
* Prêmio David di Donatello 1980 (Itália)

* Venceu na categoria de "Melhor diretor - filme estrangeiro".

Desenvolvimento
Enquanto trabalhava como assistente para Francis Ford Coppola no filme The Rain People, George Lucas encorajou seu amigo e cineasta John Milius a escrever um filme sobre a Guerra do Vietnã.3 Millius teve a ideia de adaptar a trama Heart of Darkness de Joseph Conrad para a Guerra. Ele queria dirigir o o filme e sentiu que George Lucas era a pessoa certa para o trabalho. No entanto, o também cineasta Carroll Ballard diz que Apocalypse Now foi sua idéia em 1967 antes de Milius escrever o roteiro. Ballard tinha um acordo com o produtor Joel Landon e eles tentaram conseguir direitos do livro de Conrad mas não obtiveram sucesso. Lucas adquiriu os direitos mas falhou em dizer à Ballard e Landon.
Roteiro
Copolla deu à Milius 15 mil dólares para escrever o roteiro com promessa de adicionais 10 mil se fosse realizado. Milius diz que escreveu o roteiro em 1969 e que foi originalmente chamado de "The Psychedelic Soldier".5 Ele queria usar a história de Conrad como "uma espécie de alegoria. Teria sido simples demais para ter seguido o livro completamente". Ele baseou as personagens Williard e um pouco de Kurtz em um amigo, Fred Rexer, que havia vivenciado a cena citada pela personagem de Marlon Brando onde os braços dos habitantes das vilas são decepados pelos Vietcongues. Milius mudou o título do filme para Apocalypse Now inspirado em um button popular entre os hippies na década de 1960 que dizia, "Nirvana Now".
O filme é baseado na obra Heart of Darkness, de Joseph Conrad. Nesse livro, o alter-ego de Conrad, Marlow, curioso das terras inexploradas ou quase inexploradas da África, resolve empregar-se numa companhia belga de extração de marfim. Uma vez no Congo, decepciona-se com o tratamento desumano dispensado aos nativos pelos colonizadores, e com o estado de abandono da colônia. É designado, então, para acompanhar o grupo que partirá em busca de Kurtz, um homem cheio de ideais humanitários, dotado de excepcionais qualidades intelectuais e artísticas, que há meses não manda notícias de si (nem do marfim). Tanto no filme quanto no livro, Kurtz parece ser o retrato da falência do humanitarismo sob interesses ambiciosos e egoístas.





Curiosidades


*Joseph Conrad esteve no interior do Congo Belga, trabalhando para uma empresa de exploração de marfim. Mas não é certo que tenha encontrado o Sr. Kurtz.
* As filmagens de Apocalipse Now! deram origem ao filme O Apocalipse de um cineasta (1991), a que cabe a célebre frase de Kurtz: "O horror! O horror!"
* "Mistah Kurtz, he dead" é a notícia dada por um nativo, no livro de Conrad. Essa mesma frase serve de epígrafe ao poema The Waste Land, de T. S. Eliot.
* O poema que o Coronel Kurtz lê, na presença de Willard, é The Hollow Men, de T.S. Eliot.
* Uma tomada de câmera revela que The Golden Bough era um dos livros preferidos do Coronel Kurtz.
* A canção do início do filme, com cenas de um incêndio na floresta, provocado por um ataque estadunidense de bombas napalm, sendo repetida numa versão diferente no final do filme, é The End, um dos maiores sucessos da banda de rock The Doors.
* Numa das mais famosas cenas do filme é também utilizada A Cavalgada das Valquírias, de Richard Wagner.
* Marlon Brando, que aparece somente na parte final do filme, exigiu que seu personagem fosse mostrado somente em tomadas escuras, a fim de disfarçar a sua obesidade, o que acabou dando ao seu personagem, o "Coronel Kurtz", um ar sombrio e enigmático. Há outra versão, que essa opção na verdade teria partido do diretor e não de Brando.
* O ator Martin Sheen sofreu um enfarte durante as filmagens.
* Coppola demoraria três anos para finalizar o filme, que foi iniciado em 1976.
* Copolla ameaçou suicidar-se por várias vezes durante as filmagens, que foram todas feitas nas Filipinas apesar da história se passar no Vietnã.
* Jim Morrison, vocalista do The Doors, estudou com Coppola na faculdade de cinema da UCLA. Uma homenagem do diretor foi inserir a música dos Doors, 'The End', na trilha de Apocalypse Now. Além de encaixar-se no contexto do filme, a música fez a banda ser conhecida pela nova geração de fãs.
* Laurence Fishburne mentiu a idade para participar do filme. Ele tinha então apenas 14 anos.
* Coppola faz uma aparição no momento em que Willard (Martin Sheen) desembarca na praia para encontrar Kilgore (Robert Duvall). Ele é o diretor da filmagem em que pede para que os soldados finjam lutar e não olhem para a câmera.
* O filme ganhou uma versão ao estilo parodia, na serie de desenho animado Eek! The Cat, no episódio "Eekpocalypse Now" .
* Um furacão atingiu o set de filmagens e prejudicou toda a execução do filme.




Filmes sobre o Vietnã


A
Air America (filme)
American Gangster
Apocalypse Now
B
Bala na Cabeça
Os Boinas Verdes
Born on the Fourth of July
Braddock: Missing in Action III
C
Casualties of War
Coming Home (filme)
D
Dead Presidents (filme)
The Deer Hunter
F
Father Xmas
Forrest Gump
G
Good Morning, Vietnam
J
Jacob's Ladder
Jardins de Pedra
L
Limbo (filme)
M
Missing in Action
Missing in Action 2: The Beginning
N
Nascido para Matar
O
Operation Dumbo Drop
P
Platoon
Q
The Quiet American
R
R-Point
Rescue Dawn
Rolling Thunder (filme)
S
Sticks and Bones
Summertree
U
Universal Soldier
V
Vietnam! Vietnam!
W
Watchmen (filme)
We Were Soldiers[/b]





Fonte: Wikipédia

http://www.granjadosolar.com/