Saudações
Exercício 20
Missão de exercício introdutório a aviação para manobra de pouso.
A manobra de pouso inicia quando a aeronave está em aproximação inicial para final, ou seja, alinhado com a cabeceira e eixo da pista para pouso executando uma descida constante para a cabeceira da pista até tocar o solo, com as luzes de navegação ligadas checks list feito e autorização da torre concedida.
O limite para tocar a pista deverá ser respeitado ou a aeronave aremeterá para nova tentativa;
Pequenos ajustes a baixa velocidade de aproximação poderão ser feitos
O piloto dirá em voz:
"inicio da manobra"
Aproximação inicial: "entrando em aproximação inicial"
Aproximação final "Em final"
Pouso:"toque aeronave Tango Papa Quebec uno dois no solo";
Taxi: "'prefixo' aeronave taxiando até os portões" ou outra designação dada pela torre ao local de parada ou espera.
Arremetida;"Aeronave 'prefixo' arremetendo, e seguindo para rumo XXXX altitude XXX"
ou Intenção "Abandonar procedimento de pouso"
Para aprofundar no assunto você poderá visitar aqui no forum o manual de fraseologia aeronáutica.
https://jornalmilitar.forumbrasil.net/t61-manual-de-fraseologia-aeronautica
A aeronave deverá tocar em aproxiação final o centro da pista (completamante alinhado com seu eixo)na cabeceira designada.
A velocidade correta de pouso e decolagem é distinta a cada aeronave;
Para o F16, a velocidade de pouso é de 160 à 250 Knós (296 à 462 Km/h)e de decolagem tem a velocidade máxima de 300 Knós (555 Km/h), com o ajuste de motor a 75% de RPM e 2,300 Quilos/hora de consumo combustível mantendo de 5° a 15° de proa inclinada e o *path marker apontando para a cabeceira da pista.
*(Path maker é um simbolo de avião no Hud, que marca a posição futura em que a aeronave estará.)
Última edição por CN em Ter Out 01 2019, 06:50, editado 1 vez(es)
Exercício 20
Missão de exercício introdutório a aviação para manobra de pouso.
A manobra de pouso inicia quando a aeronave está em aproximação inicial para final, ou seja, alinhado com a cabeceira e eixo da pista para pouso executando uma descida constante para a cabeceira da pista até tocar o solo, com as luzes de navegação ligadas checks list feito e autorização da torre concedida.
O limite para tocar a pista deverá ser respeitado ou a aeronave aremeterá para nova tentativa;
Pequenos ajustes a baixa velocidade de aproximação poderão ser feitos
O piloto dirá em voz:
"inicio da manobra"
Aproximação inicial: "entrando em aproximação inicial"
Aproximação final "Em final"
Pouso:"toque aeronave Tango Papa Quebec uno dois no solo";
Taxi: "'prefixo' aeronave taxiando até os portões" ou outra designação dada pela torre ao local de parada ou espera.
Arremetida;"Aeronave 'prefixo' arremetendo, e seguindo para rumo XXXX altitude XXX"
ou Intenção "Abandonar procedimento de pouso"
Para aprofundar no assunto você poderá visitar aqui no forum o manual de fraseologia aeronáutica.
https://jornalmilitar.forumbrasil.net/t61-manual-de-fraseologia-aeronautica
A aeronave deverá tocar em aproxiação final o centro da pista (completamante alinhado com seu eixo)na cabeceira designada.
A velocidade correta de pouso e decolagem é distinta a cada aeronave;
Para o F16, a velocidade de pouso é de 160 à 250 Knós (296 à 462 Km/h)e de decolagem tem a velocidade máxima de 300 Knós (555 Km/h), com o ajuste de motor a 75% de RPM e 2,300 Quilos/hora de consumo combustível mantendo de 5° a 15° de proa inclinada e o *path marker apontando para a cabeceira da pista.
*(Path maker é um simbolo de avião no Hud, que marca a posição futura em que a aeronave estará.)
Última edição por CN em Ter Out 01 2019, 06:50, editado 1 vez(es)