IAL Instrument Approach Letter - Carta de Aproximação por Instrumentos
Um dos padrões de Carta de Descida. Contém todas as instruções de aproximação e pouso para um determinado aeródromo. Essas cartas são publicadas pela DEPV - Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo. Existem outros padrões, tais como o Jeppesen e o NOAA americanos, mas todos eles são similares.


IAS Indicated Airspeed -Velocidade Indicada do Ar
Valor lido diretamente do velocímetro da aeronave, correspondendo à velocidade relativa do ar, em knots.


ID
[Directive to identify the target.
Identification accomplished, followed by type.]
Diretiva para identificar o alvo.
Identificação realizados, seguido pelo tipo de classificação padrão.

IFR Instrument Flight Rule - Regras de Vôos por Instrumentos
Vôo realizado sem referências visuais externas.


ILS Instrument Land System - Sistema de Pouso por Instrumentos
Auxílios eletrônicos, visuais e sonoros ao pouso. São 3 os seus componentes:1) Localizer2) Glide Slope e 3) Marcadores.


IMC Instrument Meteorological Conditions
Condições Meteorológicas por Instrumentos
Condições meteorológicas que obrigam ao vôo IFR.


IN (Direction)
[Informative call indicating a turn to a hot aspect relative to a THREAT/TARGET.]
Informativo chamada indicando uma volta/contorno em relação a um aspecto quente AMEAÇA / ALVO.


IN - INNER MARKER [Marcador Interno]
Indica a cabeceira da pista. É usado apenas nos procedimentos CATII e CATIII. Ao sobrevoá-lo, acende-se uma LUZ BRANCA no painel e ouve-se um som modulado a 3000 Herts/seg emitindo uma série de pontos na razão de 6 por segundo.


INCLINAÇÃO LATERAL
Vide Rolagem


INDIA
Mode IV.
Palavra designativa a letra I do alfabeto aeronáutico, também designa o número 09(nove).


INCLINOMETER - Inclinômetro/Nível
Bolinha que aparece dentro de um "cilindro de nível" logo abaixo do Rate of Turn do Turn Coordinator (coordenador de curvas). Indica se a curva está ou não coordenada. Se a bolinha estiver centrada, significa que a curva está coordenada; ou seja, o eixo longitudinal da aeronave está em paralelo com a direção do vôo. Caso contrário, a curva estará "glissada" - quando houver excesso de inclinação ou aplicação insuficiente do leme de direção (o nariz fica para fora do rumo da curva) - ou "derrapada" - quando houver inclinação insuficiente das asas ou aplicação excessiva de comando direcional (o nariz fica para dentro do rumo da curva).




INDICADOR DE VOR(Very High Frequency Omnidirectional Range)
É um instrumento geral de navegação e aproximação para pouso, utilizado em conjunto com um rádio de navegação - VHF NAV - que permite ao piloto saber a posição da aeronave em relação ao curso (TO) ou radial (FROM) informado no seu OBI.
O Indicador de VOR (Radiofarol Onidirecional) 1 corresponde ao VHF-NAV 1 e o Indicador de VOR 2 corresponde ao VHF-NAV 2. O Indicador de VOR pode ser constituído de todas ou algumas das seguintes subpartes principais: 1) OBI(Omni Bearing Indicator); 2) CDI(Indicador de Desvio de Curso); 3) Barra do glide slope; 4) Indicador TO/FROM; 5) Escala do CDI (Course Deviation Indicator); 6) Escala do glide slope; 7) Recíproca do Curso Selecionado; etc...


INDICADOR TO/FROM
Parte do Indicador de VOR(Very High Frequency Omnidirectional Range - Radiofarol Onidirecional) que informa se o rumo lido no OBI ( Omni Bearing Selector) corresponde a um CURSO (rota eletrônica espacial que nos levará para o VOR (TO)) ou uma RADIAL (...que nos afastará do VOR (FROM)).


ISA International Standard Atmosphere - Atmosfera Padrão internacional Foi definida pela OACI – Organização da Aviação Civil Internacional, com sede em Montreal, no Canadá, e é bastante complexa. Contudo, para uso nos simuladores, é suficiente conhecer os seguintes parâmetros adotados para o nível do mar: Pressão: 1013,25 hPa (760 mm de mercúrio ou 29,92 polegadas).Densidade: 1,225 kg/m3 (0,1249 kgf.s2.m-4).Temperatura: 15 graus célsius (ou centígrados).


INTERROGATE
Interrogate the designated contact of the IFF mode indicated.
Interrogar os contatos designados modo IFF indicado.(Identify Friend or Foe - Identifique amigo ou inimigo).