L-LIMA
Palavra designativa a letra L do alfabeto aeronáutico, também designa o número 12(DOZE).


LADDER
[Three or more groups/contacts in range.]
Três ou mais grupos / contactos no intervalo


LANDING GEAR -Trem de pouso
Conjunto formado por rodas, pneus, suportes e outros equipamentos que uma aeronave utiliza para pousar ou manobrar em terra.


LASER ON
[Directive to start laser designation.]
Diretiva para iniciar a laser designação


LEAD-TRAIL
[Tactical formation of two contacts within a group separated in range or following one another.]
Tática de formação aérea de dois contatos de um grupo separado na série seguinte ou uma outra,


LEAKER(S)
[Airborne threat has passed through a defensive layer. Call should include amplifying information.]
Ameaça decolou/salto e já passou por uma camada defensiva. Chamada deverá incluir informações amplificadas.


LEME DE DIREÇÃO
Vide Rudder.


LEME DE PROFUNDIDADE
Vide Profundor.


LMM - LOCATOR MIDDLE MARKER
Vide MM-Middle Marker.



LINE ABREAST
[Two contacts within a group side by side.]
Dois contatos dentro de um grupo de lado a lado.


LIGHTS ON/OFF
Directive to turn on/off exterior lights.
Diretiva para ligar / desligar luzes exteriores.

LIMA
Palavra designativa a letra L do alfabeto aeronáutico, também designa o número 12(DOZE).


LINHA DE CORDA
Linha reta que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga de um perfil.


LINHA DE POSIÇÃO
Vide QDF.


LINHA INTERNACIONAL DE DATA
Corresponde ao meridiano 180º, onde ocorre a mudança da data. Quando for 12 horas em Greenwich (meridiano 0º), um novo dia estará sendo iniciado no seu anti-meridiano (meridiano oposto – no caso, meridiano 180º).


LOCALIZER
Um dos componentes do ILS. Tipo de transmissor de VOR usado numa aproximação ILS, que guia a aeronave em direção ao eixo da pista. Os sinais do localizer são recebidos na aeronave no Indicador de VOR (no FS, apenas o VOR 1 tem essa capacidade), através de uma barra vertical (CDI). Se a barra estiver deflexionada para a esquerda, significa que a aeronave está à direita do eixo da pista e vice-versa, independentemente da proa da aeronave.



LOCKED
[Final radar lock-on; sort is not assumed. (BRAA/Direction)]
Situação de resposta final de radar lock-on - travado alvo; espécie não é assumido/truncado/travado. (BRAA / Direção) .

LOST CONTACT
[Radar contact lost. (DROP track is recommended.) ]
Contato Radar perdido. (DROP faixa é recomendado.).


LOST LOCK
[Loss of radar/IR lock-on (advisory).]
Perda de radar / IR lock-on (consultivo)- perda de alvo/marcação de alvo, Alvo fora de alcance.


LOW
[Target altitude below 10,000 feet above ground level (AGL).]
Alvo altitude inferior a 10000 pés acima do nível do solo (AGL)

LOM - LOCATOR OUTER MARKER
Vide OM-Outer Marker.- LOCATOR OUTER MARKER Vide OM-Outer Marker.