"...Distinguir uma pessoa que deu sua alma à Aviação é fácil, em meio à multidão quando um avião passa seu olhar volta-se imediatamente ao firmamento buscando e não descansará até que o veja. Não importa quantas vezes haja visto o mesmo avião, é preciso vê-lo novamente, é algo inconsciente e espontâneo... "
Por:
Francis Gary Powers - Foi capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Era o Piloto norte-americano do avião espião da CIA U-2, abatido enquanto sobrevoava a União Soviética, em 1960, causando assim a "Crise do U-2.
Biografia:
Nasceu em Jenkins, Kentucky e cresceu em Pound, Virgínia, cidade na fronteira de Virgínia com Kentucky. Depois de graduar-se no Milligan College, Tennessee, Gary alistou-se na Força Aérea dos Estados Unidos, em 1950. Para completar seu treinamento (52-H) foi escalado para o 468º Esquadrão Estratégico de Combate na Base Aérea de Turner, Geórgia, pilotando um F-84 Thunderjet. Foi designado para operações na Guerra da Coreia, mas (de acordo com seu filho) foi recrutado pela CIA por causa de seu extraordinário trabalho com uma aeronave a jato com um único motor. Alçou o posto de Capitão da Aeronáutica em 1956, integrando-se ao programa U-2 da CIA.
Gary Powers morreu em um acidente de helicóptero em 1º de agosto de 1977, quando voava com um modelo Bell 206 Jet Ranger. A causa apontada foi falta de combustível, e sua queda ocorreu próximo de Encino. Antes do choque no solo, Gary Powers conseguiu desviar de uma área de lazer onde crianças estavam brincando, evitando uma tragédia ainda maior.