T-TANGO
Palavra designativa a letra T do alfabeto aeronáutico, também designa o número 20(Vinte).
TA Transition Altitude. (Altitude de Transição).
Altitude acima da qual o ajuste do altímetro deve ser de 1013,2 hPa ou 29,92 pol. Abaixo dessa altitude, o altímetro deverá estar ajustado com a pressão atmosférica fornecida pelo órgão ATC local, conhecida por QNH, fazendo com que o altímetro indique a elevação (altitude) da pista ao pousar. Abaixo da TA as altitudes são expressas em pés (ex. 2500 pés) e acima são expressas em termos de Níveis de Vôo (ex. FL 070). Nota: A TA normalmente consta nas IAL's ou SID's mas, caso não esteja indicada, adota-se como padrão 3000 pés sobre o aeródromo de partida.
TACTICAL
[Request/directive to switch to tactical control.]
Pedidos / diretiva para mudar a tática de controle
TAG
[(system Known identification of a specific (system) at the stated location; may be used w/position) with IDM[clarification needed] data message, (for example, TAG DATA).]
(identificação de um sistema conhecido específicos (sistema) no local indicado, pode ser utilizado w / posição), com IDM [esclarecimentos necessários] dados mensagem (por exemplo, TAG DADOS)
TALLY
[Sighting of a TARGET, BANDIT, BOGEY, or enemy position; opposite of NO JOY.]
Avistamento de um alvo, bandido, espectro, ou posição de inimigo; em intenção de atacar/enganjar, oposto de “NO JOY”.
TANGAGEM
Vide Arfagem.
TARGET (ALVO)
[Directive to assign group responsibility to aircraft in a flight.]
Diretiva grupo para atribuir responsabilidade à aeronave, em um vôo
TARGETED
[Group responsibility has been met.]
Responsabilidade do Grupo foi cumprida
TAS True Airspeed.
[Velocidade Verdadeira do Ar ou Velocidade Aerodinâmica - VA].
Como regra geral, admite-se que aumenta 2% a cada 1000 pés.
TEN SECONDS
[Directive to terminal controller to stand by for LASER ON call in approximately 10 seconds.]
Diretiva ao terminal controlador em espera para LASER ATIVADO com contato em aproximadamente 10 segundos
TERMINATE
[Stop laser illumination of a target.
Cease local engagement without affecting the overall exercise.]
Parar a iluminação com laser a um alvo.
Cessar locais de enganjamento sem afetar o compromisso global de exercício
THREAT
[Untargeted HOSTILE/BANDIT/BOGEY within prebriefed range/aspect of a (Direction) friendly.]
Não segmentados hostil / BANDIT / Bogey dentro prebriefed gama / aspecto de um (Direção) amigável
THROTTLES (Acelerador)
[Reduction in power to decrease IR signature.]
Redução de potência para diminuir IR assinatura
(2)Controle que permite aumentar ou diminuir o fluxo de combustível no motor, para causar uma elevação ou redução da velocidade.
TIED
[Positive radar contact with element/aircraft.]
Contato positivo com o elemento em radar / aeronave.
TIGER
[Enough fuel and ordnance to accept a COMMIT.]
Chega de combustível e munições para aceitar um COMMIT
TIMBER
[Air control NPG[clarification needed] of Link 16/TADIL J[clarification needed].]
Controle Aereo NPG [esclarecimentos necessários] Link da 16/TADIL J [esclarecimentos necessários]
TRACKING
[Stabilized gun solution[clarification needed].
Continuous illumination of a target.
Contact heading.]
Estabilizada solução para arma [esclarecimentos necessários].
Iluminação continua de um alvo.
Contato de posição.
TRAILER
[The last aircraft within a group(s).]
A última aeronave dentro de um grupo (s).
TRASHED
[Informative call that missile has been defeated.]
Chamada de informação demonstrando que míssil que foi derrotado/perdido/está fora do raio de ação.
TRANSPONDER
Tipo de rádio que recebe sinais de questionamentos do ATC e automaticamente retorna sinais para o ATC, baseados no código de identificação pré-fixado pelo piloto, permitindo a identificação da aeronave nas telas de radar do ATC.
TRAVÉS
Marcação Relativa (MR) lida no ADF, sendo de 90 graus (se apontando para o número "9") ou 270 graus (se apontando para o número "27"), significando que a estação transmissora do NDB está exatamente à direita ou à esquerda da aeronave, respectivamente.
Corresponde ao ponto de menor distância da aeronave com a estação NDB, no caso dos vôos que não passam exatamente por cima desta.
TREM DE POUSO
Vide Landing Gear.
TRESPASS
[The addressed flight is entering a Surface/Air threat ring of a specific system at the stated (Position) location.]
Os destinatários de vôo está entrando numa superfície / Zona aérea que representa indicação de estado de ameaça específica no sistema(posição) local.
TRIM Equilibrador/Compensador.
Pequena superfície colocada nos bordos de fuga das superfícies de controle, com as seguintes finalidades:
A) tirar tendências indesejáveis de vôo;
B) compensar o avião em diferentes atitudes de vôo (por exemplo: anular a força no manche durante uma subida prolongada);
c) reduzir a pressão nos comandos, tornando-os mais fáceis de movimentar como é o caso, principalmente, do compensador automático.
TUMBLEWEED
[Indicates limited situational awareness; NO JOY, BLIND; a request for information.]
Indica limitada consciência situacional; NO JOY “Sem combate”, BLIND “as cegas”, um pedido de informações.
TURN AND BANK
Vide Turn Coordinator.
TURN COORDINATOR
Aparelho que indica a razão da curva e sua coordenação. Na verdade, este aparelho se divide em dois: 1) Rate of Turn e; 2) Inclinometer
Palavra designativa a letra T do alfabeto aeronáutico, também designa o número 20(Vinte).
TA Transition Altitude. (Altitude de Transição).
Altitude acima da qual o ajuste do altímetro deve ser de 1013,2 hPa ou 29,92 pol. Abaixo dessa altitude, o altímetro deverá estar ajustado com a pressão atmosférica fornecida pelo órgão ATC local, conhecida por QNH, fazendo com que o altímetro indique a elevação (altitude) da pista ao pousar. Abaixo da TA as altitudes são expressas em pés (ex. 2500 pés) e acima são expressas em termos de Níveis de Vôo (ex. FL 070). Nota: A TA normalmente consta nas IAL's ou SID's mas, caso não esteja indicada, adota-se como padrão 3000 pés sobre o aeródromo de partida.
TACTICAL
[Request/directive to switch to tactical control.]
Pedidos / diretiva para mudar a tática de controle
TAG
[(system Known identification of a specific (system) at the stated location; may be used w/position) with IDM[clarification needed] data message, (for example, TAG DATA).]
(identificação de um sistema conhecido específicos (sistema) no local indicado, pode ser utilizado w / posição), com IDM [esclarecimentos necessários] dados mensagem (por exemplo, TAG DADOS)
TALLY
[Sighting of a TARGET, BANDIT, BOGEY, or enemy position; opposite of NO JOY.]
Avistamento de um alvo, bandido, espectro, ou posição de inimigo; em intenção de atacar/enganjar, oposto de “NO JOY”.
TANGAGEM
Vide Arfagem.
TARGET (ALVO)
[Directive to assign group responsibility to aircraft in a flight.]
Diretiva grupo para atribuir responsabilidade à aeronave, em um vôo
TARGETED
[Group responsibility has been met.]
Responsabilidade do Grupo foi cumprida
TAS True Airspeed.
[Velocidade Verdadeira do Ar ou Velocidade Aerodinâmica - VA].
Como regra geral, admite-se que aumenta 2% a cada 1000 pés.
TEN SECONDS
[Directive to terminal controller to stand by for LASER ON call in approximately 10 seconds.]
Diretiva ao terminal controlador em espera para LASER ATIVADO com contato em aproximadamente 10 segundos
TERMINATE
[Stop laser illumination of a target.
Cease local engagement without affecting the overall exercise.]
Parar a iluminação com laser a um alvo.
Cessar locais de enganjamento sem afetar o compromisso global de exercício
THREAT
[Untargeted HOSTILE/BANDIT/BOGEY within prebriefed range/aspect of a (Direction) friendly.]
Não segmentados hostil / BANDIT / Bogey dentro prebriefed gama / aspecto de um (Direção) amigável
THROTTLES (Acelerador)
[Reduction in power to decrease IR signature.]
Redução de potência para diminuir IR assinatura
(2)Controle que permite aumentar ou diminuir o fluxo de combustível no motor, para causar uma elevação ou redução da velocidade.
TIED
[Positive radar contact with element/aircraft.]
Contato positivo com o elemento em radar / aeronave.
TIGER
[Enough fuel and ordnance to accept a COMMIT.]
Chega de combustível e munições para aceitar um COMMIT
TIMBER
[Air control NPG[clarification needed] of Link 16/TADIL J[clarification needed].]
Controle Aereo NPG [esclarecimentos necessários] Link da 16/TADIL J [esclarecimentos necessários]
TRACKING
[Stabilized gun solution[clarification needed].
Continuous illumination of a target.
Contact heading.]
Estabilizada solução para arma [esclarecimentos necessários].
Iluminação continua de um alvo.
Contato de posição.
TRAILER
[The last aircraft within a group(s).]
A última aeronave dentro de um grupo (s).
TRASHED
[Informative call that missile has been defeated.]
Chamada de informação demonstrando que míssil que foi derrotado/perdido/está fora do raio de ação.
TRANSPONDER
Tipo de rádio que recebe sinais de questionamentos do ATC e automaticamente retorna sinais para o ATC, baseados no código de identificação pré-fixado pelo piloto, permitindo a identificação da aeronave nas telas de radar do ATC.
TRAVÉS
Marcação Relativa (MR) lida no ADF, sendo de 90 graus (se apontando para o número "9") ou 270 graus (se apontando para o número "27"), significando que a estação transmissora do NDB está exatamente à direita ou à esquerda da aeronave, respectivamente.
Corresponde ao ponto de menor distância da aeronave com a estação NDB, no caso dos vôos que não passam exatamente por cima desta.
TREM DE POUSO
Vide Landing Gear.
TRESPASS
[The addressed flight is entering a Surface/Air threat ring of a specific system at the stated (Position) location.]
Os destinatários de vôo está entrando numa superfície / Zona aérea que representa indicação de estado de ameaça específica no sistema(posição) local.
TRIM Equilibrador/Compensador.
Pequena superfície colocada nos bordos de fuga das superfícies de controle, com as seguintes finalidades:
A) tirar tendências indesejáveis de vôo;
B) compensar o avião em diferentes atitudes de vôo (por exemplo: anular a força no manche durante uma subida prolongada);
c) reduzir a pressão nos comandos, tornando-os mais fáceis de movimentar como é o caso, principalmente, do compensador automático.
TUMBLEWEED
[Indicates limited situational awareness; NO JOY, BLIND; a request for information.]
Indica limitada consciência situacional; NO JOY “Sem combate”, BLIND “as cegas”, um pedido de informações.
TURN AND BANK
Vide Turn Coordinator.
TURN COORDINATOR
Aparelho que indica a razão da curva e sua coordenação. Na verdade, este aparelho se divide em dois: 1) Rate of Turn e; 2) Inclinometer